Osteopata de Niterói mistura beleza e ações socioambientais em sua marca de cosméticos
Por
Fátima Morais
Naturais,
veganos e artesanais. Essas são as características dos produtos da
MIMOS, marca criada pela osteopata Clarice Seixas, e premiada pela
British Council na área de empreendedorismo social feminino.
Criado
há cinco anos, o negócio surgiu quando, em uma palestra, Clarice
foi convidada por um pajé a visitar uma tribo indígena na aldeia
de Altamira (AC). Antes da viagem, a empreendedora passou a estudar
fitoterapia para que tirasse maior proveito da experiência. "Quando
eu fui pra lá, eu realmente vi que as plantas eram outras, com
outras indicações, isso abriu um novo horizonte pra mim. Quando eu
voltei dessa viagem, eu sabia que um novo universo estava se abrindo
e que eu deveria continuar estudando sobre isso. Daí eu busquei
formas mais naturais de se fazer produtos de higiene pessoal,
comecei a fazer cursos de saboaria, de cosmética, e, recentemente,
comecei a fazer uma pós-graduação em cosmetologia".
Com
a premissa de não serem agressivos à saúde e à natureza, os
cosméticos da MIMOS são feitos sem derivados de animais.
"Utilizamos principalmente óleos e manteigas vegetais,
extratos botânicos e óleos essenciais", afirma Seixas. Além
disso, eles são desenvolvidos sem o uso de ingredientes sintéticos,
como os microplásticos, substâncias presentes na grande maioria
dos cosméticos tradicionais e que causam danos tanto ao organismo,
quanto ao meio ambiente. "Existem muitos ingredientes
sintéticos que têm efeito acumulativo e causam a irritação da
pele, alguns são cancerígenos", esclarece.
Levando
sempre em conta a sustentabilidade, a marca desenvolve sabonetes,
xampus, condicionadores e desodorantes sólidos, o que evita a
produção de lixo plástico pelas embalagens. "Tenho buscado
alternativas para produtos líquidos, mas ainda não encontrei.
Então, recolho as embalagens plásticas para a reciclagem",
diz Clarice.
Além
da questão ambiental, a empreendedora também se preocupa com os
impactos sociais do seu negócio. Ao fazer parte de uma incubadora
de negócios sociais, ela oferece oficinas de cosmética e saboaria
para moradores de comunidades, visando auxiliar esse grupo a gerar
sua própria renda e melhorar a qualidade de vida.
Graças
ao sucesso de seu projeto, Clarice representará o empreendedorismo
social na Hackney Entrepreneurship Conference, que acontece em
Londres no mês de novembro.
Os
produtos da marca são vendidos presencialmente em feiras e eventos,
e também pelo e-commerce.
PARA CONHECER, ACESSE:
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