Pular para o conteúdo principal

IMPORTÂNCIA DE USAR SABONETES VEGETAIS PARA LIMPEZA DO CORPO

IMPORTÂNCIA DE USAR SABONETES VEGETAIS PARA LIMPEZA DO CORPO
Quando pensamos em limpeza de algo, logo lembramos da água que limpa e tira a sujeira.
Será? Já tentaram limpar uma mão suja de graxa com água? Além de não limpar, espalha tudo e faz uma lambança, né?
Para entender isso é preciso buscar na química a explicação:
Água e óleo não se misturam, pois essas substâncias tem polaridades opostas. A água é polar e o óleo é apolar.
A sujeira tem a mesma polaridade das gorduras. Também é apolar.
O sabonete funciona como um tensoativo que tem em sua molécula uma parte polar e outra apolar. Isso permite que a água se ligue com a parte polar da molécula do sabão e a sujeira e a gordura se liguem a parte apolar. Dessa forma a água consegue arrastar toda a sujeira de nosso corpo.
Lindo entender o mecanismo como as coisas acontecem, não?
E assim o sabonete exerce sua função de limpeza!! Mas todos os sabonetes são iguais?
Infelizmente, a resposta é: NÃO!
A glicerina, substância que oferece emoliência e mantem a umidade da pele é um sub produto da reação de saponificação que ocorre na produção de sabão. Ela é muito utilizada na indústria cosmética.
Nos sabonetes industriais, a glicerina é retirada para ser usada em cosméticos além de adicionarem sal para aumentar a dureza dos sabões. Por isso é tão comum ficarmos com a pele “russa”, esbranquiçada. E aí temos que aumentar o uso de hidratantes para combater o ressecamento.
Nos sabonetes vegetais produzidos artesanalmente a glicerina é mantida, além da possibilidade de se utilizar óleos e manteigas vegetais que enriquecem o produto oferecendo propriedades específicas para cada tipo de pele.
A escolha é cuidadosamente estudada para produzir um sabão equilibrado para que ele tenha dureza, espumação, cremosidade e condicionamento. Ainda podemos escolher aditivos para enriquecer a formulação como argilas, extratos botânicos, utilizar óleos essenciais para aromatizar e oferecer seus benefícios psicoaromaterapêuticos.
Desta forma, seu banho lhe trará limpeza necessária ao seu corpo, mantendo a emoliência e a umidade natural da sua pele além de oferecer um estímulo sensorial. Sua pele se manterá suave e seu banho será muito mais prazeroso.
Essas imagens são da produção de sabonetes da Mimos,
quer conhecer mais profundamente esse processo?
Em breve teremos uma oficina de Saboaria, abordando o método Cold Process. O evento acontece em Copacabana, dia 26/08, das 9h as 17h.
Inscrições nos contatos abaixo:
falemimos@hotmail.com
Tel: (21) 99917-5029 (Clarice)

Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Procuro usar cosméticos mais "naturais", bem como presentear também. Quanto ao sabonete, além de beneficiar nossa pele, ainda podemos dar suporte a quem os produz ;)
    Aproveitando, caso queira saber mais sobre a confecção de sabonetes artesanais/naturais, basta visitar essa página clicando aqui.

    Atenciosamente,

    karen ♡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mal cheiro nas Axilas: Veja como podemos te ajudar

  Controle a bromidrose axilar utilizando cosméticos naturais e Veganos que cuidam da sua pele e também do planeta.    O nosso corpo contém dois tipos de glândulas responsáveis pela produção do suor, que são:  as glândulas écrinas , que servem para regular a temperatura do corpo e as apócrinas que produzem um suor inicialmente sem odor, mais que são mais oleosos e difíceis de evaporar. Mas, devido à ação de bactérias presentes na pele o suor das glândulas apócrinas são transformadas em ácidos voláteis, onde apresentam forte e desagradável odor  e no  verão em uma época em que ele está muito presente.   Este mau odor na região das axilas provocado pelo suor é chamado de bromidrose , mas é mais conhecido como ce-ce , que começa a aparecer no início da puberdade.    Uma maneira fácil e eficaz para eliminar os odores nas Axilas é utilizar desodorantes naturais , pois eles ajudam eliminando as bactérias e, também hidratando ....

Melasma e o Tratamento Natural

                                                                       O Melasma ou sardinhas e pintas, como são conhecidos popularmente, são essas machinhas na pele do rosto. Para algumas pessoas podem até ser charmosas e atualmente até existem maquiagens e filtros nas redes sociais que dão esse efeito na pele. No entanto, algumas manchas mais visíveis, como o melasma costumam causar muito incômodo. Elas são manchas acastanhadas que não coçam ou doem, não são uma doença, mas podem afetar a autoestima de quem a apresenta. O melasma costuma ser mais frequente nas mulheres entre 20 e 50 anos. Não existe cura definitiva para o melasma, mas é possível reduzir a aparência e a cor das manchas, as quais podem regressar com a gravidez, o retorno do uso de anticoncepcionais ou com a exposição da pele ao sol. O sol est...

OB de Alho: Ginecologia natural

Durante essa semana, falamos sobre um assunto que vem causando certa polemica em nosso Instagram. Por isso, resolvemos preparar esse resuminho para vocês.